segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Necessidade X Consumismo

Quantas vezes você já comprou um produto que se quer utilizou?, ou usou poucas vezes?


O consumismo muitas vezes nos leva a fazer maus negocios e a ter perdas financeiras. Precisamos analisar com cuidado os planos de pagamentos ofertados pelos comeriantes, verificarmos exatamente qual a melhor proposta a nós consumidores e principalmente ver se determinado produto é realmente necessario.

Por que consumimos? Em princípio deveria ser para a satisfação de nossas necessidades. Mas a questão é: quais são nossas necessidades? Notamos que aquilo que antes era considerado como necessidade está sendo confundido com desejo. Hoje imaginamos ser uma necessidade termos um celular novo a cada evolução que estes aparelhos apresentam.Ter um tênis cheio de "qualidades" que a publicidade nos apresenta, chique e moderno. Enfim, temos que adquirir cada vez mais, para mostrarmos que estamos inseridos na sociedade. Mas, será que isso é o que realmente importa? Será que necessitamos ter todas essas coisas? Será que não perdemos um pouco a noção do que é realmente necessário e deixamos de nos perguntar coisas simples tais como: qual é a utilidade desse produto? É necessário trocar o aparelho celular, só porque o fabricante lançou outro no mercado mais moderno? Por que priorizar a marca na compra de um tênis?

A midia é uma das grandes aliadas nesse consumismo exorbitante, é um dos meios de comunicação que mais aliena a população, fazendo com que comprem a maioria dos produtos que são lançados, como dito anteriormente muitas vezes sem a necessidade. Alem disso muitos desses produtos  não fazem tudo o que realmente prometem, e o consumidor  acaba sendo enganado.

Já a necessidade é considerado tudo aquilo que é necessario para a sobrevivencia de um ser, como por exemplo alimento, aguá.... não aquilo que as pessoas acha que são como celular, carro, roupas e tenis de marca, tv's, e muitos outros aparelhos tecnologicos....isso não passa de coisas que tornam nossas vidas melhores, mais prazerosas e mais confortaveis, mais poderiamos muito bem viremos sem como antigamente não existia nada disso e as pessoas viriam muitoo bem, um exemplo nossos avós e bisavos, esse mundo tecnologico de hoje para eles é muito estranho e diferente, porque antes eles não tinham acesso a nada disso, muitas coisas não existiam e o que já havia cido criado era muito caro e não era acesivel as familias da classe baixa.


Suzana Monteiro         N° 44          2°EM

2 comentários: