segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Consumismo e Inadimplência


O consumismo é algo rotineiro, presente no nosso dia a dia, quem nunca comprou algo por impulso, um DVD, relógio, qualquer aparelho eletrônico ou roupas? Para o consumismo devemos levar em consideração produtos que não tenham necessidade, diferenciando, assim do consumo, afinal, consumo é a compra de qualquer produto, desde um chiclete, até um carro.

O que não falta em nosso cotidiano é ver pessoas desesperadas, pessoas que comprometem o salário em dívidas, porque compram parcelado achando que o final do mês nunca chega, mas está logo aí, batendo na porta, ocorrendo assim, a inadimplência.


Um dos casos mais comuns de inadimplência está na compra de um veículo, onde o cliente paga, por exemplo, em 48 parcelas por volta de 35% a mais do valor do carro adquirido.


Por sua vez, a inadimplência provoca no endividado o constrangimento de ver o seu nome sujo na praça, a restrição de crédito, ações judiciais, e o pior de tudo, a dificuldade de quitação, já que com o passar dos meses, o endividado paga os juros dos juros, estando assim na famosa “bola de neve”.

A melhor alternativa para não se endividar é procurar descontos, mas claro, não comprar dez peças em desconto de uma só vez, senão vira consumismo, alertas são feitas pelos bancos, pedindo para que os clientes não comprometam mais de 30% do salário no cartão de crédito ou em formas parceladas de pagamento, embora, convenhamos, é difícil dependendo da sua renda mensal.


Fernando Augusto, n°17

2° EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário