segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diferença entre consumo e consumismo

Segundo o dicionário, Consumo é:

s.m. Uso que se faz de bens e serviços produzidos. (Se o consumo aumenta em razão da produção, esta é igualmente estimulada pelo consumo.)
Gasto, dispêndio: consumo de energia.
Sociedade de consumo, nome dado algumas vezes às sociedades de países industriais desenvolvidos, nos quais, estando as necessidades elementares asseguradas à maioria da população, os meios de produção e de comercialização são orientados para responder a necessidades multiformes, freqüentemente artificiais e supérfluas.


Já consumismo é:
s.m. Paixão por comprar; tendência a comprar sem freio; excesso de consumo; sistema caracterizado por esse excesso.


Desta forma, podemos perceber que o consumismo pode ser caracterizado como a necessidade de ter exageradamente. A intenção, muitas vezes adormecida no inconsciente, é quase sempre, de preencher um vazio interior. Vazio provocado pela sensação de ausência inerente a todo ser humano. Como muitas vezes não sabemos administrar esta sensação com atividades produtivas, autoconhecimento, auxílio ao próximo, resolução de questões interiores (como aceitação de si mesmo e do outro, autoestima, autoconceito),buscamos o consumismo como solução mais imediata.

O ato de consumir exageradamente vem sempre acompanhado de uma sensação de satisfação e euforia inicial, para momentos depois, angústia, desapontamento, frustração e vazio novamente. Funciona como uma droga, um vício que precisa ser alimentado constantemente. 
É preciso ter cuidado para não esbarrar no consumismo e gerar infelicidade tanto para v
ocê quanto para as pessoas ao seu redor
 Letícia Martins nº28 2º EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário