segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Consumir .

Você já parou para pensar  o que representa um carro, além de te levar da casa ao trabalho ou para algum outro lugar ? Além de suas funções , o carro seduz , dá prazer, concede status, poder e desperta a ambição dos indivíduos. Não somente os carros como produtos também os anunciados pela mídia .
 O consumo é uma ''criadora'' de modas. Os meios de comunicação também alimentam, assim, o sistema capitalista na sua essência mais profunda, isto é, de criar cada vez mais necessidades, para se elaborarem mais soluções e produtos , fazendo assim com que os consumidores , influenciados , comprem os determinados produtos . Em nossa sociedade atual, o consumismo é incentivado pelas empresas, na mídia, mesmo os indivíduos passam a achar que é “correto”, necessário até.




                                 Mas afinal , o que é consumir ?

Consumo é alguém adquirir, aproveitar bens, produtos, para satisfazer reais necessidades. Consumimos água e alimentos para podermos sobreviver. Comprar roupas é uma atividade de consumo motivada por uma necessidade real, precisamos nos vestir para vivermos numa sociedade , sem que exista certas restrições ou diferenças , ou simplismente para nos agasalharmos do frio ou nos proteger da chuva .Consumo é alguém adquirir, aproveitar bens, produtos, para satisfazer reais necessidades. Ou seja, o consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a sociedade na qual vive .

Como sabemos que estamos praticando o consumismo ?

O consumismo, por outro lado, é o ato, ou hábito, de adquirir produtos em geral supérfluos sem que haja necessidade real, de maneira muitas vezes compulsiva, gerando até mesmo problemas financeiros para as pessoas, que desviam parte do dinheiro que seria empregado para fins mais necessários para compras sem necessidade. Ou seja , compra-se por comprar, não se satisfaz de verdade necessidade alguma, mesmo que temporariamente isso pareça acontecer.

Uma das soluções propostas por algumas pessoas , seriam banir os ''comerciais'' de televisão , o que para muitos , seria algo bom , pois a mídia não influenciaria tanto assim para que as pessoas comprassem determinado produto , mas mesmo assim o problema não seria resolvido , afinal , consumismo deriva de consumir , e nós precisamos disso para viver , e sempre que comprarmos algo , vamos querer mais e mais .


Nicole Romano nº37  2ºEM                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário