Consumismo de jovens no século 21
Eles gastam muito
Com um apetite consumista maior que o da média da população, o jovem brasileiro sabe onde quer gastar e ainda influencia as compras da famíli
São adolescentes, mas pode chamá-los de maquininhas de consumo. Um estudo realizado com garotas e rapazes de nove países mostra que no Brasil sete em cada dez jovens afirmam gostar de fazer compras. Desse grupo de brasileiros, quatro foram ainda mais longe – disseram ter grande interesse pelo assunto. O resultado da pesquisa, que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?), foi significativo: os brasileiros ficaram em primeiríssimo lugar no ranking desse quesito, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos, italianos, indianos, americanos e mexicanos. Ou seja, vai gostar de consumir assim lá no shopping center.
Pedro Rubens
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E não precisa nem mandar, porque a turma vai mesmo. Outra pesquisa, feita pelo Instituto Ipsos-Marplan, constatou que 37% dos jovens fazem compras em shoppings, contra 33% dos adultos. Nem sempre os mais novos adquirem produtos mais caros, mas, proporcionalmente, têm maior afinidade com as vitrines. A lista de vantagens dos adolescentes sobre outros públicos é de tirar o fôlego: eles vão mais vezes ao cinema, viajam com maior freqüência, compram mais tênis, gostam mais de roupas de grife – mais caras que as similares sem marca famosa –, consomem mais produtos diet, têm mais computadores, assistem a mais DVDs e vídeos e, só para terminar, são mais vorazes na hora de abocanhar balas, chicletes e lanches. Não é à toa que a falência antes do fim do mês é maior entre os jovens: invariavelmente atinge quase a metade deles, que estoura a mesada ou o salário.
O poder dos adolescentes sobre o mercado vai mais longe ainda, mesmo que eles não dêem a mínima para abstrações como "mercado". Costumam, por exemplo, aparecer com mais assiduidade no balcão. Pessoas com menos de 25 anos trocam de aparelho celular uma vez por ano (as mais velhas, a cada dois anos). Em relação às bicicletas, só para citar mais um exemplo, a situação é semelhante. Os adolescentes não são os maiores compradores do setor, mas aposentam uma bike a cada quatro anos. Os mais velhos só mudam de selim de sete em sete anos. Diante de tantas evidências, não causa surpresa que o gasto médio das famílias brasileiras seja maior nas casas em que moram adolescentes de 13 a 17 anos. Nesses domínios, a lista dos cinco produtos mais consumidos traz, em primeiro lugar, o leite longa vida. Depois vêm os refrigerantes. Nos lares com jovens entre 18 e 24 anos, a hierarquia é surpreendente. O refrigerante lidera o ranking, seguido por leite, óleo vegetal, cerveja e café torrado – o que explica o fato de a Coca-Cola ter no Brasil seu terceiro maior mercado em todo o mundo.
O poder de consumo dos jovens é um filão que anima vários setores da economia. Há em curso uma corrida para conquistar o coração dessa rapaziada (e o bolso dos pais). As grandes marcas desenvolvem estratégias milionárias para tornar esse público fiel desde já. A maior parte do que se produz no mercado publicitário, que movimenta 13 bilhões de reais por ano, tem como alvo a parcela de 28 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 22 anos. É esse grupo que fornece boa parte do ideário da propaganda, enchendo os anúncios com mensagens de liberdade e desprendimento. Mostra-se extraordinária também a influência que essa molecada exerce sobre as compras da família. Oito em cada dez aparelhos de som só saem das lojas a partir do aval da ala jovem do lar. A fabricante de eletrodomésticos Arno não faz nada sem pensar nos mais novos, pois, na comum ausência das mamães trabalhadoras, é a garotada quem usa espremedores de fruta, tostadores de pão, sanduicheiras e liquidificadores. "Hoje, vendemos tanto para os filhos como para as donas-de-casa", conta Mauro de Almeida, gerente de comunicação da Arno, que mantém duas escolinhas de gourmet para cativar consumidores desde a pré-adolescência.
Essa influência é exercida já em tenra idade. Nos dias de hoje, um indivíduo é considerado consumidor aos 6 anos. Nesse momento as crianças começam a ser ouvidas na hora de tirar um produto das prateleiras do supermercado. Para cada dez crianças de até 13 anos, sete pedem itens específicos às mães. O poder jovem também se nota na hora de esvaziar o carrinho no caixa. Um quarto do que é registrado foi pedido pela garotada. "Nós educamos as crianças e os jovens para que tenham autonomia, opinião, poder de decisão. Pois é, eles aprenderam e decidem o que comprar por nós", ironiza Rita Almeida, especialista em tendências e hábitos de consumo de adolescentes da agência de propaganda AlmapBBDO.
 |  | Entrevista |
| O problema não é comprar
A jornalista americana Alissa Quart, autora de um livro sobre hábitos de compra dos adolescentes, fala do consumismo juvenil
Divulgação
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Veja – O jovem é um consumista? Alissa Quart – Todo mundo é consumista, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes. Em 2001, os jovens gastaram 155 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Em média, o adolescente americano gasta 60 dólares por semana do próprio dinheiro. Apenas 56% desse valor vem da mesada dos pais. O restante ele ganha sozinho, normalmente trabalhando em empregos de meio período.
Veja – Por que os jovens estão comprando produtos de luxo? Alissa – Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal. Marcas caras, como Louis Vuitton, tornaram-se símbolos de cultura popular. O interesse por esses símbolos de status também cresceu bastante entre os adultos e, por conseqüência, entre seus filhos.
Veja – Por que os pais não tentam barrar essa avalanche de consumismo juvenil? Alissa – Porque o consumismo não é considerado um problema. O que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto. Os pais dão mesadas aos filhos como uma preparação para a responsabilidade de ter o próprio dinheiro. Na verdade, o consumismo só se torna realmente perigoso quando assume proporções exageradas.
Veja – Como mostrar a um adolescente que um produto de luxo que ele deseja comprar está fora da realidade?Alissa – Pais e filhos deveriam tentar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. Não é fácil, pois o marketing moderno utiliza-se de técnicas sutis para atingir os jovens. É comum nos Estados Unidos "infiltrar" num shopping center adolescentes usando marcas de grife. A idéia é estimular seus amigos a comprar aqueles produtos. Os pais não devem apenas dizer não. Precisam também estar atentos às técnicas para induzir as compras. |
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quem é o autor do texto?
ResponderExcluircaio cerqueira meu bem
Excluirmonteiro lobato
ExcluirBianca Bicho dos Reis
Excluirevelyn mendonça quirido
Excluirbjs beijos
PERGUNTA PRO LUCAS O ET ASS: GARIBALDI
ExcluirFELA DA PUTA NARIGUDO E JAPINHA DA AMAZONIA
ExcluirRAYANNE DO BOQUETEEEE
ExcluirVAIIIII TE TOMA NO CUUUUUUU
ExcluirLARISSA CUZUDAAAAAA
Excluirjapinha da amazonia ALAKLAKKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKKAKA
ExcluirET AKAKAKAKKAKAKAKKAKAkAKA
TARTARUGA AKKAKAKAKAKAKQAKAKAKAKAK
ANEL AKAKKAAKKKAKAKKAKAkA
GARIBALDI AKKAKKAKAKAKAKAKAKKAAKA
BIG SMOKING KAKAKJAKAKKAKAKA N SEI ESCREVER AKKAKAKAKKKAKAKAKKAKAK ANALFABETISMO AKAKKAKAKAKA
Quem é o autor do texto?
ResponderExcluircaio cerqueira meu bem
ExcluirA jornalista americana Alissa Quart, autora de um
Excluirlivro sobre hábitos de compra dos adolescentes,
fala do consumismo juvenil
FODA SE
ExcluirVAI SE FERRAR OTAVIO
ExcluirMeu pau q não e
ExcluirQual a importância do título
ResponderExcluirle q vc vai intende
Excluiruta merda em
ExcluirQual a importância do título
ResponderExcluirnn sei pesqisa ai no google
Excluirfelipe neto
Excluirque bosta mano
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQUAL E A IMPORTANCIA DE DADOS ESTATISTICOS NO TEXTO?
ResponderExcluirIRINEU SE N SABE NEM EU
Excluirne
Excluirtua mãe
Excluiroi lucas gamer meu nome e Danilo gamer eu vou matar vc ta bom eu sou a momo ta ta
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluireu qiria sabe poque a boceta sanga quando yeu enfia minha rolinha nele algen pa tira minas duidas obighado
ResponderExcluirQual pau q vc tem se vc e traveco??
ExcluirKKKKKKKKK VAI SEUS PAU NO CU DAVI VIADO
ResponderExcluirCARA DE PICA CHUPA ROLA
adrian e ana
ResponderExcluirViado do crl sem pinto Marcola viado
ResponderExcluirSeu vó ;-;
ExcluirDAVI ALMEIDA CUUCH ROLA DO KARALHO
ResponderExcluirADRIAN E ANA ❤️
Adriaola que gosta de boyola
ResponderExcluirmarcos chupa rola
ResponderExcluirAin Davi cadê vc seu totozo sedução meu amor vida minha ain vem pra mim vem amor meu meu doce eu quero fazer chupeta pra vc
ResponderExcluirMeu*
Excluirvitinho sem pinto
ResponderExcluirEle não tem pinto tem uma Minhoca filhote
ExcluirMarco sem pinto sua mae falo que vc não tem
ResponderExcluirO Davi cabeça de pinto espetado
ResponderExcluirÉ CABEÇA DE FORMIGUEIRO TA NA NOIA É😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Excluirvitinho pinto pequeno
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ExcluirMarcos putinha gulosa +55 11 94660-6105 a puta mais conhecida de São Paulo
ResponderExcluirSai fora ae as meninas q vem meu número pode chamar là to ativo gatas
ExcluirEla e gostosa
ResponderExcluirdavi sem pinto
ResponderExcluirpinto pequeno
ResponderExcluir+55 11 98097-7968 é isso mesmo a puta mais boquetera já trabalhou pra brasileirinhas e faz o anal mais gostoso do Brasil o apelido é Davi boca de pelo
ResponderExcluirEu que to Davi
ResponderExcluirJardir a puta mais cabeçuda do Brasil
ResponderExcluirMinha pika
ResponderExcluirFica quieto mulek
ResponderExcluirCom liçença meus amores, isso aqui é um site respeitado para as pessoas que querem aprender sobre o assunto retratado, agora que querem falar baboseiras vão falar no privado
ResponderExcluirfoda-se
ExcluirQueria sabeeeeeeeeee quem e´ que transa nessa porraaaaaaaaaaaaaaaaa chupa um cu yegwvuiouwqowutrvoih um tabaco bem massa kjvgkuewfgbiluqegvfqgvyehg
ResponderExcluirMano vai toma no cu seus filhos da puta
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