segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Consumismo

                                                           
                                              O Consumo

         Ao pensar em consumismo a palavra exagero pode vir a mente, isso acontece porque o consumo é algo muito atual na nossa sociedade, a maioria das pessoas compram coisas a todo momento, pegam dinheiro no banco em uma hora e daqui a algum tempo todo dinheiro já se esvaiu. 
     A verdade é que vivemos em uma sociedade totalmente dependente do comércio. E isso vem aumentando ao decorrer das décadas. Podemos dizer que o consumismo começou a ser mais conhecido com o surgimento do capitalismo, impulsionado pela mídia, cada vez mais influencia as pessoas a comprar, para ser reconhecido por seus bens, para sentir-se superior, e isso as vezes pode até se tornar alarmante pois encontra-se pessoas com problemas sérios devido o desejo compulsivo de comprar.
   Mesmo sendo um assunto tão atual, devemos estar atentos se não estamos caindo na armadilha da mídia, de que consumir é poder e que devemos comprar tudo para merecer reconhecimento. O consumo pode trazer muitas vezes consequências ruins, como crianças mimadas demais em que cometem erros para possuir algum bem, erros que podem chegar ao roubo; Pode trazer dividas, e olhando a sociedade ao nosso redor percebemos que a maior parte da população já enfrenta esse problema. 
   Comprar não é errado, e quem não gosta de fazer isso? No entanto deve-se estar atento no quanto isso é importante para a pessoa e não deixar que se torne o essencial para viver. Em uma sociedade em que dinheiro vale mais que amor, bens materiais valem mais que personalidade ou caráter, cabe a você decidir se o consumo - o que é exagerado - fará parte significante na sua vida ou não.  

Amanda Bento nº 01 2º EMA 

Um comentário: