sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Oneomania - A doença do consumismo

             Crescemos comprando e não conseguimos nos imaginar vivendo sem fazê-lo.Quando o dinheiro torna-se sinônimo de felicidade e a sua falta traduz em desamparo e falta de amor, a vida se torna trágica.
             Somos uma sociedade de consumidores e ,infelizmente, as pessoas são vistas e avaliadas por aquilo que possuem e não pelo o que elas realmente são.Muitos são os motivos para a compra :necessidade, diversão, modismos, status...
             Existem indivíduos que passam a considerar o consumo como uma função vital.Acredite,esse distúrbio não é raro.
             A "doença da dívida" está cada mais comum e se chama Oneomania, que é um transtorno psiquiátrico marcado pela vontade sem controle de comprar.As pesquisas apontam que já chega a 3% os compradores compulsivos. O que esta pessoas têm em comum é uma vontade incontrolável de comprar; sem absoluto critério e consciência da sua verdadeira necessidade e condição financeira.
        Os oneomaníacos têm o consumo como vício, assim como um alcoólatra que necessita da bebida. Pode atingir qualquer pessoa, independentemente de classe social, condição econômica e formação intelectual. Enquanto está comprando, a pessoa sente alívio e prazer dos sintomas, que passado um tempo voltam rapidamente. O efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga.
       A pessoa compra, por impulso, sem estar precisando daquele produto, para compensar angústia e diminuir o desconforto físico e psicológico. Logo após a compra ela se arrepende. Normalmente essas pessoas são viciadas em consumo descontrolado e estão sempre devendo.
             Mas o que fazer em situações como esta?
Tratamento:
  • Compradores compulsivos devem buscar atendimento psiquiátrico e frequentar sessões de psicoterapia para tratar o problema, afirmam os médicos.
  •  Os grupos de ajuda são uma alternativa a mais para auxiliar neste problema, recomenda os psicólogos.
  •  O fundamento do grupo é o mesmo dos Alcoólicos Anônimos. Estabelecendo passos para vencer o vício. O primeiro deles é admitir ter compulsão para consumo.
  •  Segue-se o mesmo ritual, apenas trocando o termo “álcool” por “endividamento compulsivo”.
  •  Com o compartilhamento de experiências e apoio mútuo do grupo aprende-se maneiras de se controlar.
             Infelizmente são poucas as pessoas que se consideram doentes pelo seu consumo compulsivo, assim como os usuários de drogas e álcool, o que só dificulta o tratamento.A sociedade em que vivemos só estimula mais a prática do consumo descontrolado, e nós nos deixamos levar.

Camila Bispo dos Santos n°10 2°EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário