sábado, 22 de setembro de 2012

Desejo X Necessidade

Desejo x Necessidade ! E aí ? 

Será que tudo que queremos é fruto de desejos, ou necessidade?
Hoje a sociedade, diante de tanta modernidade acaba perdendo o controle, sobre suas próprias ações devido ao desejo. Neste momento nos percebemos diante do consumismo. Quando não controlamos, nem sabemos diferenciar o que nós realmente precisamos, uma necessidade do que é um mero desejo, para satisfazer uma vontade.
Comerciais de TV, rádios, propagandas em lojas, outdoors entre outros milhares de meios, tudo para a venda de um produto que muitas vezes não é necessidade, nem corresponde ao poder aquisitivo da pessoa, mas desperta interesse e vontade de tê-lo. Não posso falar que sou diferente e não passo vontades, nem realizo meros desejos, isso é comum em mim, em você, em qualquer pessoa, porque nascemos neste meio e nos acostumamos com isso. Aguentamos filas enormes em feriados como natal, dia das crianças, entre outros, para comprarmos presentes para o nosso ego e para familiares e amigos.
Agora, pensando em consequências do consumismo, temos a diferenciação social, onde valemos o que temos e não o que somos. Somos o que temos para oferecer. Podemos considerar este um aspecto positivo do consumismo, sabendo que a nossa sociedade é nivelada pelo poder aquisitivo devido a isto? Precisamos de tudo isto? Por não poderem comprar e realizar seus desejos muitas pessoas, fazem de tudo para conseguir o que querem, formas desonestas que criticamos e deixamos de perceber que a culpa é de cada um de nós, por darmos mais valor a objetos avançados tecnologicamente, por nomes em etiquetas do que pelo caráter, personalidade das pessoas.



Barbara Bezerra Pinto - n° 02    2° E.M   

Um comentário:

  1. Quantas vezes não vemos alguém sendo julgado pelo o que pode ou não comprar não é? Infelizmente isso é algo comum e sabe o que é engraçado? Ninguém faz nada para mudar isso.

    ResponderExcluir